Abertura de letras no projeto Mastarel

Luís Júnior

O pintor Luís da Silva Souto Junior, de 43 anos, é natural de Igarapé Mirim. Aos 14 anos ingressou na prática de abertura de letras, trabalhando nos portos de Belém e municípios próximos. Há três décadas no ofício, Luis Jr é um dos pintores de letras que dá vida às embarcações amazônicas, mantendo vivo este saber tradicional que se faz tão presente na cultura da região. 

Integrando a exposição, a obra de Luís Jr estampa, em frente ao Mercado do Porto do Sal, um letreiro aberto à mão no estilo próprio das embarcações, o nome do projeto.

Luis possui uma produção significativa em diferentes suportes, o que lhe atribui um caráter singular. Ele perpetua a tradição da tipografia naval, assim como a reinventa e ressignifica, passeando pelo muralismo, pela pintura em objetos e nos próprios barcos. Trata-se de um artista versátil, com circulação em contextos diversos.

Artista convidado em edições anteriores, Luis Júnior contribui com a visualidade das ações propostas no Porto do Sal, através da abertura de letras e oficinas para a comunidade.

 
Maio 5, 2024